• Últimas Notícias

    terça-feira, 21 de janeiro de 2014

    Chanoyu - A cerimônia do chá

    Conheça um pouco dessa tradição japonesa



    Quem ai nunca ouviu falar na cerimônia do chá japonesa? Ela é uma tradição importante dentro da cultura japonesa, cercado de uma carga espiritual e solene.

    Chamado de Chanoyu (“água quente para chá” ou “caminho do chá” numa tradução livre), ela assume uma importância fulcral na cultura tradicional japonesa e caracteriza-se por servir e beber o matcha, um chá verde pulverizado, num ambiente de simplicidade e boa vontade.
    Matcha
    O chá, originário da China, foi introduzido no Japão no século VIII. Contudo, a degustação do matcha só foi aí introduzido no final do século XII pelo monge Eisai. Nessa altura, o chá era uma bebida preciosa que era também usada para fins medicinais. O costume de beber matcha difundiu-se entre os sacerdotes dos Templos Budistas e as classes superiores. Cerca do século XVI, durante o período Momoyama, beber chá viria a popularizar-se entre outros grupos da sociedade japonesa, altura em que Sen no Rikyu, considerado o mestre japonês da cerimônia do Japão, estabeleceu um conjunto de ensinamentos que persistem até aos nossos dias. 

    Para chegar até o chanoyu é preciso entender o caminho do chá, isto é, o chadou. O caminho do chá passa por elementos de natureza religiosa, filosófica, ética, artística, ascética e social. Sen Rikyu definiu quatros princípios básicos: harmonia (Wa), respeito (Kei), pureza (Sei) e tranquilidade (Jyaku) e considerava que cada cerimônia era única e não podia ser reproduzida.


    A aprendizagem das regras e preceitos de servir chá é exigente e difícil, implicando também conhecimentos das artes tradicionais, nomeadamente ao nível da arquitetura (salas de chá), jardinagem paisagística e artes florais. As formalidades associadas a esta cerimônia revelam a complexidade das posturas a adotar na sociedade japonesa, pelo que é compreensível que muitas jovens, antes do casamento, aprendam esta arte.

    Os encontros de chanoyu podem assumir um carácter mais simples (chakai - “encontro para chá”) com doces típicos, chá suave (usucha) e um aperitivo (tenshin) ou um carácter mais formal (chaji – “assuntos do chá”) que pode durar até 4 horas e que também inclui uma refeição tradicional (Kaiseki) e um chá forte (Koicha).

    A Cerimônia

    A forma como se realiza a cerimônia do chá varia de acordo com a escola a que o anfitrião pertence (atualmente no ativo são as de Ura Senke, Omote Senke e Mushanokoji Senke), a ocasião e a estação do ano. Contudo, há semelhanças básicas:

    1. A casa do chá (sukiya) – Situa-se, geralmente, num jardim e compreende uma sala de chá (cha-shitsu), uma sala de preparação (mizu-ya), uma sala de espera (yoritsuki) e um caminho ajardinado (roji). Esta casa localiza-se, geralmente, numa zona arborizada.

    2. Utensílios – Os principais utensílios são a tigela (“cha-wan”), o recipiente para o chá em pó (“cha-ire”ou “natsume”)), a vassourinha e a concha feitas de bambu (“cha-sen” e cha-shaku”) e o lenço de seda (“fukusa”).


    3. A cerimônia - Dura cerca de 4 horas e, habitualmente, homens e mulheres vestem roupas de cores discretas e todos os movimentos têm um significado (Exemplo: ao servir a primeira chávena de chá ao convidado o desenho da chávena deve estar voltado para si). Nas ocasiões mais formais, os homens vestem quimonos de seda com três ou cinco brasões de família e “tabi” brancas (meias tradicionais japonesas). Os convidados devem fazer-se acompanhar de leque dobrável e de uma almofada de “kaishi” (pequenos guardanapos de papel). Apesar das variações existentes na realização da cerimônia do chá, há um princípio comum: a simplicidade e a elegância dos gestos. 


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Esse espaço é destinado para comentários e discussões sobre as notícias do site.

    Os comentário são livres, mas estaremos de olho pra que ninguém passe dos limites. Comentários que contenham ofensas, links para outros sites ou materiais de conteúdo adulto serão moderados.

    Caso deseje firmar parceria, entre em contato conosco através do nosso e-mail animefanzines@outlook.com

    Seja educado, respeite a opinião dos outros. Faça desse espaço um ambiente saudável para o diálogo. Não queremos ser obrigados a mandar ninguém pra outra dimensão ;)

    Sobre Nós

    Sobre Nós
    Notícias e informações sobre o universo dos animes, mangás, games e muito mais sobre esse lado pop da cultura japonesa.