• Últimas Notícias

    domingo, 27 de janeiro de 2013

    Mitologias concatenadas aos verbetes de mangás.


    O começo de tudo com Izanami e Izanagi...


    Olá, Pessoal! Meu nome é "Musashi". Venho postar minha primeira matéria sobre as mitologias. Fui convidado a trabalhar neste Blog juntamente com uma tertúlia de competentes otakus. Espero que gostem desta e das matérias futuras que publicarei traduzido diretamente do Japão para os leitores e curiosos a angariadores de positivas cognições. Já ouviram falar nos nomes Susanou, Amaterasu, Izanami? Pois então, venho postar aqui a lenda sobre a criação do Japão. Para quem não sabe tem dois nomes muito importantes que foram utilizados nos golpes dos Uchihas em Naruto. Dois deles Izanami e Izanagi. Posteriormente, outros também foram utilizados no mesmo anime.

    Izanagi e Izanami 


    Conta uma lenda escrita no mais antigo livro do Japão, no século VIII, intitulado Kojiki (registro das coisas antigas), que no princípio do mundo, o céu e a terra separaram-se e, entre eles, surgiu o Kunitokottachi e, ali, nasceram diversas divindades que passaram a habitar o território sagrado.

    A terra ainda não estava solidificada mais se parecia com um pantanal de lodo, onde cresciam arbustos e ervas daninha. E, em meio a tudo isso, nasceram outros Deuses e, entre eles, o casal 'Izanami, a Deusa feminina, e Izanagi', o Deus masculino, criadores do arquipélago japonês.
    Certo dia, Amantegami, mais conhecido como Kamui (Deus do Céu), deu a 'Izanagi' uma arma enfeitada e confiou-lhe a tarefa de criar o Japão. Então, 'Izanagi' e sua esposa 'Izanami' dirigiram-se para a 'Ponte do Céu' e, no meio dela, pararam para observar a terra viscosa lá em baixo. O primeiro filho de Izanami e Izanagi chamou-se Hiruko, mas ele não floresceu; assim quando ele tinha 3 anos, colocaram-no em um barco de junco e o deixaram à deriva; ele se tornou Ebisu, Deus dos pescadores. Depois, Izanami deu à luz as oito ilhas do Japão. Finamente, começou a parir os Deuses que dariam forma e governariam o mundo - Deuses do mar e da terra, Deuses do vento e da chuva. Mas quando Izanami deu à luz ao deus do fogo, ela se queimou tanto que morreu. Izanagi ficou furioso com o Deus do fogo e o cortou em três pedaços, logo, partiu em busca de Izanami.  Foi direto procurá-la na terra das tristezas. 

    Izanagi e Izanami  na ponte do Paraíso.

    Ele a chamava, dizendo: "Volte, meu amor. As terras que estamos fazendo ainda não estão completas!" Então ela veio até ele dizendo: " Você veio tarde demais. Eu já comi o alimento desta terra.Mas eu gostaria de voltar. Espere aqui por mim vou pedir permissão aos espíritos do mundo inferior. Mas, não tente me procurar." Depois de um tempo, cansado de esperar, Izanagi quebrou um dente de um pente de cabelo que usava como tocha e a seguiu.  Quando a encontrou, viu que ela já estava apodrecendo e os vermes passeavam pelo seu corpo. Ela estava dando a luz aos oito Deuses do trovão. Izanagi deu a volta, nauseado. Izanami gritou para ele: " Que a vergonha caia sobre você! " E ordenou  aos espíritos do Mundo Inferior que o matassem. Os espíritos perseguiram Izanagi, mas ele conseguiu escapar. Jogou fora seu adorno de cabelo e este se transformou em uva, que os espíritos pararam para comer. Depois jogou fora seu pente que se transformou em broto de bambu, e mais uma vez os espíritos pararam para comer. Quando Izanagi alcançou a passagem entre a Terra dos mortos e a dos vivos, a própria Izanami já tinha quase o alcançado. Mas Izanagi a viu se aproximando e quebrou a passagem com uma enorme pedra que precisava de mil homens para ser movida, criando uma barreira permanente entre a vida e a morte. Parada do outro lado do pedregulho, Izanami gritou: "A cada dia eu matarei mil pessoas e as trarei para esta terra!" Izanagi respondeu:" A cada dia farei nascer cinco mil bebês!" Então Izanagi deixou Izanami reinando na Terra das tristezas, reinando no mundo dos vivos. 

    Izanagi chegou a um laranjal em uma planície coberta de trevos. Lá ele se banhou nas águas de uma fonte límpida. Enquanto limpava a sujeira do mundo inferior de seu rosto, fazia nascer mais Deuses. Limpando seu olho esquerdo, criou Amaterasu, Deusa do sol. Limpando seu olho direito, criou Tsukyomi, Deusa da lua. Limpando seu nariz, criou Susanou, Deus da tempestade. 

    Nomes conhecidos entres os otakus fãs de Naruto entre outros não? Mas a continuação  sobre a história dos três filhos acima, com ênfase na tristeza de Amaterasu, continua na próxima parte. 

    Imagens do mangá Naruto Shippuuden no qual observamos o personagem Uchiha Itachi  fazendo uso de Izanami

    Nomes conhecidos entres os otakus, fãs de Naruto e, entre outros ruminantes por acervo cultural, não? Mas a continuação  sobre a história dos três filhos acima, com ênfase na tristeza de Amaterasu, continua na próxima matéria. Dewa Mata!





    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Esse espaço é destinado para comentários e discussões sobre as notícias do site.

    Os comentário são livres, mas estaremos de olho pra que ninguém passe dos limites. Comentários que contenham ofensas, links para outros sites ou materiais de conteúdo adulto serão moderados.

    Caso deseje firmar parceria, entre em contato conosco através do nosso e-mail animefanzines@outlook.com

    Seja educado, respeite a opinião dos outros. Faça desse espaço um ambiente saudável para o diálogo. Não queremos ser obrigados a mandar ninguém pra outra dimensão ;)

    Sobre Nós

    Sobre Nós
    Notícias e informações sobre o universo dos animes, mangás, games e muito mais sobre esse lado pop da cultura japonesa.