• Últimas Notícias

    domingo, 27 de janeiro de 2013

    Hipermito: A história por trás da lenda - Parte I

    O mito por trás de Os Cavaleiros do Zodíaco

    Todos sabemos que o Masami Kurumada não é um mestre em criar bons roteiros e diálogos, nem um desenhista primoroso (já perdi as contas de quantas vezes eles esqueceu de desenhar o pescoço dos personagens), mas o universo que ele criou sem dúvidas é o que faz de Os Cavaleiros do Zodíaco um grande sucesso, que resiste ao tempo nesses seus quase 27 anos de existência. E parte dos mistérios desse universo foram revelados no Hipermito, publicado em 1988 no Cosmo Special (Data Book completo sobre o mangá, sendo um dos livros mais raros a respeito da série),  que traz detalhes sobre a origem de toda a história.

    *Atenção, o artigo abaixo possui revelações sobre a história. Leia por sua conta e risco!*

    O Hipermito retoma às origens do universo para contar as histórias das Guerras Santas do passado e os mistérios que rondam os cavaleiros. Preparados? Que a história por trás da lenda comece.


    "A Era da Criação do Universo"

    O BIG BANG - O Nascimento do Universo

    A Grande Vontade (Big Will, ou ainda Vontade Divina), liberada pelo Big Bang, colidiu com fragmentos do universo, formando as estrelas que brilham no céu e o vácuo do espaço em que vivemos.

    O misterioso período antes do Big Bang

    O Big Bang é o começo do Hipermito. Como era o "mundo" antes disso? E como seria sua relação com o Hipermito? É desconhecido por qualquer um neste mundo contemporâneo algo anterior ao momento do Big Bang.

    O Grande Deus do Tempo, Cronos 

    De acordo com o Hipermito, este Cronos está relacionado de alguma forma com o Big Bang que tornou-se o gatilho da nascimento do universo. Embora exista um deus na mitologia grega, pai de Zeus, também chamado Cronos. 

    A ação da Vontade Divina (Big Will) no universo


    A Vontade Divina desenvolveu-se no vácuo espacial através do Big Bang, expandindo-se como flechas de luz, formando as estrelas. Mas então, onde teria nascido esta Vontade Divina?

    "A Era da Criação da Terra"

    O surgimento da vida

    Como narra o Hipermito, a Grande Vontade (Big Will) criou em um certo planeta, de uma certa estrela, primeiro Gaia, em seguida Urano e Pontos, e foi assim que surgiu a vida. A vida que brotou naquele planeta, evoluiu sua forma até formar a imagem dos deuses, logo após a humanidade viria a nascer.

    "A Era dos Deuses"


    Os mitos do mundo e Hipermito

    Os deuses que aparecem nos mitos espalhados pelo mundo estão no Hipermito, todos eles são considerados humanos que manifestaram a Grande Vontade. Deste modo, todos os mitos foram derivados deste Hipermito, independentemente de ser mitologia grega.

    Zeus, Hades e Poseidon


    Nascidos muitos humanos nasceram na Terra, surgiram aqueles que chegaram a despertar a "Grande Vontade". Se a manifestação do cosmo se dá pelo Sétimo Sentido, pode-se dizer que a Grande Vontade é o super sentido que vai muito além dos demais. Então, a princípio, surgiram estes três seres que manifestaram a Grande Vontade. Eles se chamavam Zeus, Hades e Poseidon, foram reverenciados como deuses pelas pessoas e expandiram seus poderes. Logo, Zeus passou a governar o céu e a terra, Poseidon o mar, e Hades o submundo.

    O nascimento de Atena

    Na mitologia grega, afirma-se que Atena nasceu da cabeça de Zeus que havia se partido, entretanto não há uma descrição explícita sobre seu nascimento no Hipermito. Embora exista a teoria de que a verdadeira missão de Atena também esteja oculta na parte sobre seu nascimento...

    O desaparecimento de Zeus

    Dizem que, certo dia, Zeus confiou a Terra à Atena, desaparecendo na direção do céu.

    Onde está Zeus...

    Zeus, o deus onipotente que desapareceu de repente. Por que ele sumiu? Por que deixou a Terra para Atena? Qual o verdadeiro propósito de Zeus? A existência de Zeus está repleta de mistérios no Hipermito. Dizem que o verdadeiro Hipermito será revelado quando os mistérios de Zeus forem solucionados.

    Atena possui uma Armadura Sagrada?


    Conforme a mitologia grega, Atena possui um escudo e uma lança, afirma-se que ela nasceu com armadura e elmo. Se esta descrição estiver correta, pose-se pensar que Atena realmente trajou uma Armadura Sagrada. Já que o escudo apareceu, estará próximo o dia em que a Armadura Sagrada de Atena aparecerá?

    (Obs.: O Hipermito fora lançado ainda quando se publicava a Saga de Poseidon, por isso o mistério quanto a Armadura de Atena.).

    O principal Deus dos mares, Poseidon

    Apesar de ter construído seu reino nas profundezas do mar, Poseidon sempre sonhou em ser o governante da superfície da terra. Na mitologia grega, afirmava-se que Poseidon tinha a habilidade de criar diversas formas de vida, na verdade, pode-se pensar que trata-se de uma alteração posterior do episódio em que foram concebidas por ele as Escamas dos Marinas. 

    Poseidon, o começo dos preparativos da invasão da Terra

    Poseidon atento ao desaparecimento de Zeus,começa a se preparar para destronar Atena como divindade principal da superfície da Terra. Por isso, poderosos guerreiros foram reunidos dos sete mares, sendo denominados de Marinas.

    Marinas, guerreiros sem igual


    Para um Marina é destinada uma proteção nomeada Escama, produzida com Oricalco, não permitindo que qualquer arma da superfície da Terra os penetre. Como não havia um protetor, na face da Terra, contra os golpes dos Marinas, os guerreiros da Terra eram eliminados.

    Poseidon invade a Terra (A Primeira Guerra Santa)

    Poseidon, o principal deus dos mares, desejando tornar-se o principal deus da Terra, começa a invasão da Terra, que é regida por Atena. Os guerreiros da Terra não tinham chance perante a opressiva capacidade militar dos Marinas. Neste momento, dizem que Hades vislumbrava, das profundezas do Mundo das Trevas (Meikai, no original japonês), a cena desastrosa da Terra.

    Finalização do Palácio Fortificado de Atlântis

    Poseidon fez de seu Palácio Fortificado gigantesco sobre o Atlântico uma base na linha de frente para a invasão da Terra. Com a conclusão de Atlântis, Poseidon aumentou sua ferocidade em conquistar o mundo.

    O Palácio Fortificado de Atlântis
    A fortaleza marinha que Poseidon construiu era gigantesca, devido a sua extraordinária grandeza era conhecida como palácio continental. Diziam que o poder de defesa de suas impenetráveis muralhas "fariam o esforço de milhares de soldados ser em vão". Sua existência é contada por gerações seguintes por detrás do mito do continente perdido de Atlântis.

    O que é uma Guerra Santa?

    Após a invasão da Terra por Poseidon, toda disputa advinda da manifestação da vontade dos deuses passou a ser chamada de Guerra Santa. Os Cavaleiros de todas as partes concentram-se no Santuário, sob as ordens do Mestre (Kyôko, no original japonês, também traduzido como Papa ou Pontífice), para esperar Atena, que desce à Terra quando a maldade espalha-se neste mundo, é a Guerra Santa. A Guerra Santa parece ocorrer, em média, a cada 250 anos. Dizem que Shaka é o Cavaleiro de Ouro que teria conhecimento sobre a sucessão de Guerras Santas. 

    O Nascimento dos Cavaleiros, os Santos Guerreiros!


    Os mais famosos guerreiros da Terra eram destruídos pelos ataques violentos de Poseidon, ao passar dos anos, só restavam nada mais do que jovens no campo de batalha. Por Atena detestar armas, os jovens lutavam com seus próprios corpos como armas. Atena, compadecida pelos jovens que se feriam, deu a eles protetores chamados de Armaduras. Os jovens que as utilizavam eram chamados de Cavaleiros (adaptação de Santos Guerreiros ou Saints/Seitôshi, no original japonês). Finalmente surgem os Cavaleiros, os guerreiros da justiça e da esperança.

    O que são Armaduras Sagradas?

    As Armaduras Sagradas que os Cavaleiros usam foram criadas conforme as instruções de Atena. Dizem que foram feitas por mestres alquimistas no Continente Mu, tendo como matéria-prima o Oricalco e o Gamânio. Se pequenos danos lhes forem causados, elas podem se auto-regenerar com o emprego de Pó de Estrelas. A Caixa de Armadura onde os trajes são colocados serve como um dispositivo de preservação da vida da Armadura, cada Armadura possui uma especial para si, e elas parecem elas receberam o poder para proporcionar a função de auto-restauração. 

    Uma ardente batalha dos deuses...Isto é uma Guerra Santa!!


    Pode-se dizer que as 88 constelações que brilham no céu noturno são como projetos para as Armaduras, dispostas conforme as idéias de Atena. Isto pode ter relação com o fato de que sem a mesma constelação que a Armadura, não será possível equipá-la.

    A derrota de Poseidon

    Por causa do surgimento dos Santos Guerreiros, Atena superou a inferioridade numérica, acabando com as ambições de Poseidon. Dizem que ela tentou persuadi-lo a retornar ao mar. Porém, Poseidon recusou a oferta de Atena, trancando-se em Atlântis com os Marinas, provocando um grande terremoto e o grande Dilúvio. Enfurecida, Atena enviou 8 Cavaleiros à Atlântis. Ao final da violenta batalha, Atlântis foi destruída, sendo submersa pelos 8 Cavaleiros nas profundezas do mar.

    Os Cavaleiros são as raízes dos Blue Warriors?


    Poseidon, que foi derrotado por Atena, teve sua alma selada nas terras do Pólo Norte. Para vigiar a alma de Poseidon, alguns Cavaleiros foram para o Pólo Norte, lá residindo, dizem que lá uma nação foi erguida. Ao que parece, esses Santos Guerreiros tornaram-se os Guerreiros do Gelo, os Blue Warriors (N.T: Guerreiros Azuis). 

    A criação do Santuário


    Sete gerações após a primeira Guerra Santa, um templo em honra à Atena foi construído nas proximidades da atual cidade de Atenas. Logo, foram construídas as 12 Casas do Zodíaco e outras obras tendo o templo de Atena (N.T.: Ateneu = Athenaeum) ao centro, quando a região do Ateneu ficou pronta, certo dia, passaram a chamá-lo de "Santuário". 

    Isso é apenas o começo por traz de toda a mitologia da série. Na próxima parte, a era do caos e a primeira guerra contra Hades!

    Até a próxima! o/

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Esse espaço é destinado para comentários e discussões sobre as notícias do site.

    Os comentário são livres, mas estaremos de olho pra que ninguém passe dos limites. Comentários que contenham ofensas, links para outros sites ou materiais de conteúdo adulto serão moderados.

    Caso deseje firmar parceria, entre em contato conosco através do nosso e-mail animefanzines@outlook.com

    Seja educado, respeite a opinião dos outros. Faça desse espaço um ambiente saudável para o diálogo. Não queremos ser obrigados a mandar ninguém pra outra dimensão ;)

    Sobre Nós

    Sobre Nós
    Notícias e informações sobre o universo dos animes, mangás, games e muito mais sobre esse lado pop da cultura japonesa.