• Últimas Notícias

    domingo, 15 de maio de 2011

    Maneki Neko

    maneki-neko

    Não são Pokémons, mas que tal pegar o seu?

     

    Quem nunca viu aquele gatinho de cerâmica, com uma pata levanta? É comum ele aparecer em matérias sobre o Japão, simbolizando uma parte das crenças nipônicas. E são tão populares, que é impossível um turista visitar o país e não levar um dois desses para casa. Mas “Por que isso?”, é o que você deve estar se perguntando, calma, logo você vai entender (e se não entender, tudo bem. Pegue o próximo voo pro Japão e compre o seu de qualquer jeito ^_^)

    subcategory_cats

    Os chamados Maneki Neko (literalmente Gato que acena – um nome bastante criativo não acham?), conhecidos por essas bandas como Gato da Sorte, Gato do Dinheiro ou da Boa Sorte, são comuns em toda a Ásia. Feitos na maioria das vezes de cerâmica (embora hoje já existam versões – bem carinha que fique bem claro -  feitas de porcelana), acredita-se que ele traga boa sorte ao seu dono. A escultura mostra um gato (tradicionalmente um Bobtail Japonês) a acenar com uma pata levantada, e é muitas vezes colocado - quase sempre à entrada - de lojas, restaurantes, salas de Pachinko (sei que já falei o que é aqui, mas repito para quem está acessando pela primeira vez, são aquelas máquinas de jogos de azar resultante do cruzamento de uma máquina de pinball e slot machine) e de outros negócios.

    Os Maneki Neko surgem com cores, estilos e graus de ornamentação diferentes. Além das figuras de porcelana, os Maneki Neko podem ter a forma de porta-chaves, mealheiros, aromatizadores de ambiente e ornamentos variados (tudo que a criatividade japonesa permitir. Não sei que milagre eles ainda não criaram uma privada com o formato do gatinho =P). Algumas das figuras são eléctricas ou funcionam a pilhas e efetuam um pequeno movimento de pata, a acenar.

    Para os Ocidentais pode parecer que o Maneki Neko está a acenar e não a sinalizar para chamar a atenção. Isto deve-se à diferença entre gestos e linguagem corporal reconhecida pelos Ocidentais e pelos Japoneses, sendo que os Japoneses utilizam o gesto de mão levantada com a palma para fora, dobrando os dedos para cima e para baixo para chamar a atenção de alguém; daí o aspecto do gato. Alguns Maneki Neko feitos especificamente para os mercados Ocidentais têm a pata com a palma voltada para dentro, num gesto de "chamamento" mais familiar para os Ocidentais.

    É crença comum de que quanto mais erguida estiver a pata, maior será a sorte que vai proporcionar. Consequentemente, ao longo dos anos, a pata dos Maneki Neko teve tendência a surgir cada vez mais levantada. Há quem utilize a altura da pata como método para medir a idade da figura. Outra crença comum é que quanto mais alta erguida estiver a pata, maior será a distância que a boa sorte percorrerá.

    manekineko2

    Os significados das patas do Maneki Neko

    Pata esquerda levantada: Atrai uma boa clientela.
    Pata direita levantada: Atrai fortuna e sorte.
    As duas patas: Também se pode encontrar o Maneki neko com as duas patas levantadas, ou com as quatro patas para cima, mas é bem raro!
    Altura da pata: Quanto mais alta a pata for, melhor pois atrai com mais força.

    Os significados das cores do Maneki Neko

    Branco: Purificação
    Preto: Proteção
    Rosa: Amor
    Tricolor: Muita sorte
    Verde: Sorte nos estudos
    Vermelho: Saúde
    Dourado: Dinheiro

    Não sei porque lembrei desses gatinhos hoje, mas já que eles vieram a minha mente, porque não compartilhar isso com os nosso fiéis (pelo menos assim espero) leitores. Acho que vou comprar um lote deles pra mim, estou precisando mesmo de sorte. Muita sorte.

     

    (Depois de redigir essa matéria, quase caí da cadeira sem nenhum motivo. Até agora tento entender o que aconteceu Smiley pensativo)

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Esse espaço é destinado para comentários e discussões sobre as notícias do site.

    Os comentário são livres, mas estaremos de olho pra que ninguém passe dos limites. Comentários que contenham ofensas, links para outros sites ou materiais de conteúdo adulto serão moderados.

    Caso deseje firmar parceria, entre em contato conosco através do nosso e-mail animefanzines@outlook.com

    Seja educado, respeite a opinião dos outros. Faça desse espaço um ambiente saudável para o diálogo. Não queremos ser obrigados a mandar ninguém pra outra dimensão ;)

    Sobre Nós

    Sobre Nós
    Notícias e informações sobre o universo dos animes, mangás, games e muito mais sobre esse lado pop da cultura japonesa.