• Últimas Notícias

    sábado, 2 de abril de 2011

    Animes, mangás e a personalidade sanguínea

    karinwallpapers_01
    O nome do post ficou legal, não? E é exatamente sobre isso que vou falar hoje no Ponto de Vista Otaku! Para quem não entendeu, vamos lembrar dos perfis dos personagens tão detalhados, e então entre o "peso", a "altura", a "comida preferida", "sígno" entre muitos outros, aparece o tão comum e estranho "tipo sanguíneo", mas pra que eu quero saber isso? Personagens não fazem doação de sangue. Mas essa história de sangue é mais ou menos como os signos para nós ocidentais, só que de sangue e não dos animais do zodíaco.
    O nome desse horóscopo, se podemos chamar assim, é Ketsueki Gata Seikaku Bunrui, onde sua personalidade é definida pelo tipo sanguíneo, há também, o Ketsueki Gata Uranai, onde você pode prever o futuro!
    Aqui no Brasil essa é uma história que na maioria das vezes só otakus sabem, mas no Japão, esse horóscopo já existe a quase 100 anos! Tudo começou com um psiquiatra e pesquisador dos traços da personalidade, essa sua pesquisa foi chamada de Teorias dos Tipos de Humor, onde ele fez umas experiencias e pelas estatísticas que saíram, ele fez uma hipótese que depois de alguns anos se tornou mania dos jovens japinhas!
    Muitos mangakás usam esse tipo de horóscopo para ajudar nas características dos seus personagens, o que faz uma grande diferença, e faz eles terem um biotipo.
    Bom, pelas pesquisas, as características dos tipos sanguíneos são:

    Tipo A
    É o tipo certinho, gosta de tudo no lugar, e sempre está se preocupando com arrumação e ordem. Essa pessoa vai sempre ser organizada e não vai gostar de nada fora do lugar, mesmo que nem seja na sua casa.
    É também uma pessoa que gosta de ficar com outras pessoas, é sempre o que tenta agradar os outros e passar uma boa impressão, também é o que se preocupa mais, sempre sabe o que é melhor para todo mundo.
    O tipo A é o mais racional, não consegue transmitir seus sentimentos direito, e preferem usar a cabeça e ir pela razão, do que pela emoção. Gosta de fazer perguntas, e sempre que é pressionado usa seu cérebro para contornar a situação.
    O mangaká desse tipo muitas vezes gosta de criar personagens também do tipo A, já que gosta de organização, e ver seu "filho(a)" ser desorganizado seria uma grande falha. Por isso a maioria dos seus personagens favoritos vão ser os inteligentes, e organizados. E seus personagens malvados vão ser os sem escrúpulos, os que não tem coração, características que os do Tipo A dão para os tipos B. No romance, os personagens são os mais complexados o possível, nada dá certo, algo sempre vai fazer com que fiquem separados, geralmente algo causado pelos próprios personagens.
    Uma curiosidade é que no Japão, a maioria das pessoas é do tipo A.
    Com isso você já descobriu alguma série com essas características? Não? Bom, alguns dos mangakás do tipo A são:
    Rumiko Takahashi (Ranma 1/3, Inuyasha)
    Naoko Takeuchi (Sailor Moon)
    Masami Kurumada (cavaleiros do Zodíaco)
    Hideaki Anno e Yoshiyuki Sadamoto (Evangelion)
    Osamu Tesuka (Astroboy, A Dama e o cavaleiro, Buda)
    E os personagens que são do tipo A são:
    Sandaime Hokage (Naruto)
    Hinata Hyuuga (Naruto)
    Shiryu: Constelação de Dragão (Cavaleiros do Zodíaco)
    Shun: Constelação de Andrômeda (cavaleiros do Zodíaco)
    Ami - Navegante de Mercúrio(Sailor Moon)
    . Setsuna (Susana) - Navegante de Plutão (Sailor Moon)

    Tipos B:
    O oposto do tipo A, gosta de reclamar, chorar, irritar os outros e chamar muita atenção. É também desorganizado, não se importa com o lugar onde vive, esse tipo de pessoa é um pouco egoísta.
    Mas como as pesquisas dizem, as pessoas desse tipo são lideres natos, são esforçados, lutam até o fim (tem as melhores lutas), não mudam de opinião tão fácil, e conseguem sempre defender seu ideal.
    São diretos, tem personalidade forte, e não se importam muito com os sentimentos dos outros, na verdade não se importam muito com nada, fazem as coisas ao seu tempo.
    Os mangakás desse tipo sanguíneo, é um perdido, não tem um foco em suas tramas, e fogem bastante de assunto. Um exemplo é Love Hina onde seu mangaká é desse tipo sanguíneo, e o mesmo trata a série de uma forma engraçada e sem nexo nenhum, onde ele não se importa muito com os sentimentos dos personagens. Só para tirar as dúvidas vamos a outro exemplo, que é Crayon Shin-chan, do falecido Yoshito Usui, onde você não tem a mínima noção do que vai acontecer no próximo volume.
    Mangakás do Tipo B:
    Yoshito Usui (crayon Shin-chan)
    Ken Akamatsu (Love Hina, Negima)
    Ohba Tsugumi (Death Note, Bakuman)
    Os personagens do tipo B:
    Naruto Uzumaki (naruto)
    Inuzuka Kiba (naruto)
    Tsunade (Naruto)
    Mitsune Konno (Love Hina)

    Tipo AB:
    É uma mistura do tipo A e B, é avoado, mas é prestativo, geralmente é o mais deslocado. É um tipo de pessoa bem difícil de entender.
    Tem uma imaginação incrível, e um ótimo senso de humor, sempre sorridente, o tipo AB, é compreensivo, e sempre entende o outro lado da história.
    Detesta perder, e diz que seu pior inimigo é seu lado emocional, já que são pessoas sensíveis, e carinhosas, mesmo que não pareçam.
    Os mangakás do tipo AB, são os mais flexíveis, e criam os mais variados tipos de características para seus personagens, uma característica que vale a pena falar sobre seus personagens é, que seus vilões diferentes dos do tipo A, inescrupulosos, os seus vilões são carismáticos, e você não sabe de quem gostar, do mocinho ou do vilão.
    Como eles tem uma grande imaginação, os tipos AB são os que mais conseguem fazer sucesso, com suas histórias loucas e que nunca poderíamos imaginar.
    Uma curiosidade é que no mundo esse é um tipo raro de sangue.
    Os mangákas do tipo AB:
    Takeshi Obata (Death Note, Bakuman)
    Yoshiyuki Tomino (gundam)
    Personagens do tipo AB:
    Ishida Uryu (Bleach)
    Uchiha Itachi (Naruto)
    Shikamaru Nara (naruto)

    Tipo O:
    São pessoas que gostam de ser o centro das atenções, mas são preguiçosos, esperam os outros fazerem por eles o que ele mesmo pode fazer.
    É o carinha popular, o que tem bom papo e que quando começa a gostar de alguém, não esconde. Num grupo dificilmente você vai achar um do tipo O, já que eles se adaptam bem as pessoas, sua personalidade fica escondida, é muito sincero, e até machuca os outros mesmo sem querer. É o detalhista e o observador.
    Uma curiosidade que vale a pena falar, é que no Japão o povo é mais o tipo A, aqui no Brasil é mais o tipo O.
    As características desse tipo sanguíneo nos mangás aparece principalmente em shounens, onde essas quatro palavras são a chave: Esforço, Amizade, Luta e Vitória.
    Seus personagens principais são enérgicos e muito carismáticos, como o Goku, de Dragon Ball. Já seus vilões são pessoas que fazem qualquer coisa para vencer.
    Os mangakás do tipo O:
    Akira toriyama (dragon Ball, Dr. Slump)
    Tetsuya Chiba (Ashita no Joe)
    Hayao Miyazaki (A viagem de Chihiro, Ponio - Uma amizade que veio do mar)
    Fujiko F. Fujiyo (Doraemon)
    Personagens do tipo O:
    Goku (Dragon Ball)
    Sakura Haruno (Naruto)
    Sarutobi Asuma (Naruto)
    Maehara Shinobu (Love Hina)
    Bom, isso é apenas algo entre as muitas coisas que os japoneses acreditam, mas até que é legal comentar sobre isso, e falar: "nossa! é verdade ele só podia ser do tipo B". E vale lembrar que o horóscopo do sangue, é bem mais complexo que isso, na verdade isso é só uma pontinha do grande rolo que é esse assunto.

    2 comentários:

    1. Eu não sei o meu tipo sanguineo e nem fu que vo leva agulha so para saber disso mais to em duvida se sou AB ou O huashuas duvida cruel que eu não quero ter a resposta

      ResponderExcluir
    2. ei essa FOnte lords otaku é o meu forum kkk http://lordsotaku.forumeiros.org/

      ResponderExcluir

    Esse espaço é destinado para comentários e discussões sobre as notícias do site.

    Os comentário são livres, mas estaremos de olho pra que ninguém passe dos limites. Comentários que contenham ofensas, links para outros sites ou materiais de conteúdo adulto serão moderados.

    Caso deseje firmar parceria, entre em contato conosco através do nosso e-mail animefanzines@outlook.com

    Seja educado, respeite a opinião dos outros. Faça desse espaço um ambiente saudável para o diálogo. Não queremos ser obrigados a mandar ninguém pra outra dimensão ;)

    Sobre Nós

    Sobre Nós
    Notícias e informações sobre o universo dos animes, mangás, games e muito mais sobre esse lado pop da cultura japonesa.