• Últimas Notícias

    quarta-feira, 21 de abril de 2010

    Coisas do Japão: Obentô

    Conheça o Obentô,  a marmita japonesa que conquista a todos que vêem uma (também pudera né, com o visual que tem...).






    Obentô [お弁当] ou bentô [弁当] como é mais conhecido popularmente, é uma espécie de marmita japonesa onde uma refeição completa é disposta dentro de uma caixa (obentô bako). Estima-se que o obentô tenha surgido na Era Kofun, a partir do costume de viajantes e agricultores que levavam uma espécie de alimento portátil, chamadohoshii [干し飯井] (arroz cozido e posteriormete exposto ao sol para secar,transformando-o num alimento não perecível), ao local de trabalho. A forma de consumo era simples: bastava mergulhar em água morna, ou mastigá-lo como umsenbei (bolachas feitas a partir de arroz).
    A forma mais próxima do obentô conhecido nos dias de hoje surgiu na Era Azuchi Momoyama. Os alimentos eram contidos em luxuosas caixas de madeiras laminadas, na época conhecidos como yusanbentô [遊山弁当], e consumidos durante a apreciação das flores de cerejeiras (hanami) [花見] ou da mudança de tons das folhas do momiji, [もみじ] que durante o outono passam do verde para o amarelo, depois para o castanho avermelhado até que caem no inverno.
    Na Era Edo, o obentô ganhou uma versão mais simples. Os viajantes carregavam uma versão simples, chamada de koshibentô [腰弁当], que recebeu este nome por ser tranportado na região lombar (koshi). O koshibentô consistia em vários onigiri(bolinhos de arroz) acondicionados em kouri (caixas feitas de casca de bambu ou galhos de salgueiros trançados) e posteriormente embrulhados em panos (furoshiki) e presos à região lombar.
    Os obentô mais comuns desta época consistiam basicamente em onigiri eumeboshi (ameixa azeda em conserva). O makunouchi-bentô [幕の内弁当] (obentô de intervalo entre atos de uma peça teatral) também surgiu nesta época. Como o nome diz, os espectadores de teatro Noh e Kabuki levavam consigo esteobentô, composto de onigiri, omelete e legumes cozidos, para consumir durante os intervalos da apresentação.
    O ekiben [駅弁] (obentô vendido nas estações de trem) surgiu na Era Meiji, junto com a implantação de rede ferroviária. Há registros de que o primeiro ekibenvendido, foi na estação ferroviária de Utsunomiya em 16 de julho de 1885, contendo dois onigiri e uma porção de takuan (conserva de nabo) embrulhados em folhas de bambu. Atualmente o ekiben é preparado de acordo com os ingredientes típicos de cada região.
    A partir da década de 80 o obentô se popularizou com a introdução de microondas na cozinha e a proliferação das konbini (lojas de conveniências) . Atualmente existem diversos tipos de obentô, normalmente com diferentes tipos de legumes, peixes e arroz branco. A grande maioria da população japonesa ainda tem como hábito preparar e levar seus próprios obentô para o trabalho, escola, viagens, eventos esportivos etc.
    O objetivo do obentô, já não é mais restrito à alimentação. Montar uma refeição que agrade os olhos também é importante. Assim, é comum as mães japonesas prepararem um obentô decorado, elaborado e divertido para incentivar seus filhos a comerem todo o almoço.
    A razão considerada ideal para montar um obentô equilibrado é de uma porção de proteína para duas porções de vegetais ou frutas (fibras e vitaminas) e três porções de arroz (ou outro carboidrato), sendo considerada uma razão de 1:2:3.
    O tempo dedicado para o seu preparo é considerado importante, pois o que faz esta técnica única é o tempo e dedicação investidos em criar uma refeição balanceada e bonita.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Esse espaço é destinado para comentários e discussões sobre as notícias do site.

    Os comentário são livres, mas estaremos de olho pra que ninguém passe dos limites. Comentários que contenham ofensas, links para outros sites ou materiais de conteúdo adulto serão moderados.

    Caso deseje firmar parceria, entre em contato conosco através do nosso e-mail animefanzines@outlook.com

    Seja educado, respeite a opinião dos outros. Faça desse espaço um ambiente saudável para o diálogo. Não queremos ser obrigados a mandar ninguém pra outra dimensão ;)

    Sobre Nós

    Sobre Nós
    Notícias e informações sobre o universo dos animes, mangás, games e muito mais sobre esse lado pop da cultura japonesa.